11 outubro 2007

Dia do Deficiente físico


Em 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Trata-se de uma data importante para 9 milhões de cidadãos brasileiros, suas famílias, amigos e a sociedade.

O Brasil, infelizmente, não costuma respeitar o portador de deficiência física como deveria e fica a cada dia mais difícil realizar a integração social dessas pessoas tão importantes na sociedade.

"Deficiente físico é uma expressão que já gera um certo preconceito. A melhor expressão que deveria ser utilizada em seu lugar é portador de necessidades especiais, pois engloba quaisquer deficiências que a pessoa possua. Pois bem, se a expressão "deficiente físico" carrega preconceita, imagine o preconceito sentido na pele de quem é portador de necessidades especiais. Este não é respeitado como deveria no Brasil e a sua inclusão ou, melhor, a sua integração social fica muito difícil, haja vista que a maioria das pessoas não se preocupam com o relevante papel que essas pessoas têm na sociedade. Importante é mostrar que o portador de necessidades especiais é uma pessoa de carne e osso, porém possui um problema que o torna diferente das demais, mas isso não quer dizer, em absoluto, que ele não realize coisas que as pessoas ditas "normais" fazem. O problema é que no Brasil o preconceito ainda perdura em pleno século XXI com o estigma feito em cima de determinados tipos de pessoas, como o negro, o índio, o pobre e, claro, o portador de necessidades especiais. Algumas ações são realizadas em benefício dessas pessoas, todavia não é o bastante, pois o preconceito continua enraizado nesse país de contrastes regionais impressionantes. É preciso que o portador de necessidades especiais ganhe a respeitabilidade que merece por parte dos governos e também da própria sociedade e que esta, aos poucos, acabe ou, pelo menos, diminua toda e qualquer forma de preconceito realizado." José de Paula Araujo

Feridas


As feridas são conseqüência de uma agressão por um agente ao tecido vivo; é toda solução de continuidade na superfície interna ou externa do organismo.

01. Classificação das feridas:

01.1. Quanto ao agente causal:

· Incisas: bordas regulares e nítidas. Causadas por facas, bisturi, lâminas... Geralmente são fechadas por sutura
· Contusas: a força do traumatismo é que causa a penetração do instrumento, são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema
· Lacerantes: margens irregulares. Ex: mordedura de cão
· Perfurantes: pequenas aberturas na pele. Ex: arma de fogo, punhal, prego

01.2. Grau de contaminação:

· Limpas: não apresentam inflamação; produzidas em ambiente cirúrgico. Exceto quando são atingidos sistemas digestório, respiratório ou genito-urinário.
· Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: há contaminação grosseira (como em corte causado por faca de cozinha), ambiente cirúrgico quando são atingidos sistemas digestório, respiratório ou genito-urinário.
· Contaminadas: há reação inflamatória; incluem feridas acidentais ou aquelas que tiveram contato com terra, fezes...
· Infectadas: apresentam sinais nítidos de infecção.

01.3. Comprometimento tecidual:

· Estágio I - caracteriza-se pelo comprometimento da epiderme apenas, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual.
· Estágio II - caracteriza-se por abrasão ou úlcera, ocorre perda tecidual e comprometimento da epiderme, derme ou ambas.
· Estágio III - caracteriza-se por presença de úlcera profunda, com comprometimento total da pele e necrose de tecido subcutâneo, entretanto a lesão não se estende até a fáscia muscular.
· Estágio IV - caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular ou necrose tissular

Amidalite


A amidalite é uma inflamação das amídalas dentro da boca e freqüentemente, mas não necessariamente, causa dor na garganta e febre. Os sintomas também podem incluir dor ao engolir e na área das amídalas. Manchas brancas podem aparecer nas amídalas.
Tipos de amidalite
Há três tipos principais de amidalite: aguda, sub-aguda e crônica. Amidalite aguda pode ter origem por vírus ou bactéria. Amidalite sub-aguda, que pode durar de 3 semanas a 3 meses, é causada pela bactéria Actinomyces. Amidalite crônica, que pode durar longos períodos se não for tratada, é quase sempre causada por bactéria.
Causas da amidalite
Amidalite por bactérias pode ser causada pelo Grupo A streptococcal, resultando em dor na garganta. Amidalite viral pode ser causada por vários vírus, como o Epstein-Barr e Coxsackie
Tratamento da amidalite
O tratamento da amidalite consiste em analgésicos e reposição de fluidos. Se causada por bactéria, antibióticos também são utilizados. Em muitos casos a dor causada pelas amídalas inflamadas pede analgésico tópico para alívio temporário. A duração da amidalite viral depende do vírus envolvido. Geralmente amidalite causada por vírus dura menos de uma semana, porém em alguns casos raros pode durar até duas semanas. Em casos crônicos de amidalite a cirurgia de remoção das amídalas pode ser indicada