18 novembro 2007

Pílula do dia seguinte

Apesar do Conselho Federal de Medicina acabar de aceitar o uso do anticoncepcional de emergência, conhecido como "pílula do dia seguinte", e publicar resolução que regulamenta sua aplicação, é importante estar informada sobre suas atuações e efeitos. Afinal de contas, este tipo de pílula chega a conter uma dose de hormônio de 10 a 20 vezes maior que a pílula anticoncepcional comum e vem sendo utilizada, principalmente por adolescentes, como o único método anticoncepcional ou como um método adicional.
Abusar destes "comprimidinhos" pode causar danos graves à saúde, como câncer de mama e de útero, problemas em uma futura gravidez, além de trombose e embolia pulmonar. Além disso, o contraceptivo de emergência não protege ninguém das doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de após dois ou três dias, a droga ser eliminada do organismo, mais do que uma dose em apenas um mês já é considerado abuso. A recorrência a ela deve acontecer apenas em casos de emergência.
Pode ser tomada até 72 horas depois da relação.
São dois comprimidos - um a ser tomado de preferência nas primeiras 24 horas, quando sua eficácia é maior, seguido de outra dose após 12 horas.
A pílula do dia seguinte pode ser adquirida em qualquer farmácia sem prescrição médica, mas é importante informar ao seu médico sobre esta alternativa. Os efeitos colaterais mais comuns são alteração no ciclo menstrual, possíveis dores de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos. Apenas quem possui alguma doença hematológica (do sangue), vascular, hipertensão ou obesidade mórbida não pode usar o medicamento.

Conferencia nacional de saúde x legalização aborto

Com uma grande mobilização da Igreja Católica e da Pastoral da Criança, os delegados da 13ª Conferência Nacional de Saúde rejeitaram hoje a proposta de apoio à legalização do aborto no País. A proposta foi a primeira a ser votada no plenário final do encontro, que reuniu 5 mil pessoas em Brasília. A expectativa do Ministério da Saúde era de que a proposta fosse aprovada, já que sete das dez plenárias preliminares aprovaram o apoio à descriminalização do aborto.
"A descriminalização não é uma solução boa para a mulher. O aborto não resolve o problema de saúde no Brasil", disse Clóvis Boufleur, da Pastoral da Criança, e um dos principais articuladores na Conferência para a rejeição da proposta. Segundo ele, a vitória só foi possível depois que a palavra "aborto" foi incluída no texto da proposta a ser votada. Quando a proposta foi discutida nas plenárias, segundo ele, a palavra aborto não constava do texto. "Muitas pessoas não sabiam direito o que estavam votando", disse o representante da Pastoral. Para Boufleur, a decisão reflete a posição da sociedade e reforça a pressão política no Congresso Nacional contra a aprovação de projetos a favor do aborto.
O diretor de Ações e Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, Adson França, favorável à proposta rejeitada, criticou a decisão, classificando-a como "hipócrita". Segundo ele, o aborto é um problema de saúde pública, que precisa ser enfrentado pela sociedade. França reclamou do fato de a proposta ter sido a primeira a ser votada, quando o plenário da Conferência Nacional de Saúde ainda não estava cheio e era ocupado, na maioria, por representantes mobilizados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

12 novembro 2007

Cursos Gratuitos certificados pelo cofen


Galera!!

Você enfermeiro ou técnico de enfermagem visite a página Proficiência!! Lá tem cursos gratuitos! Bem interessantes!!! Vale lembrar que sua anuidade deve estar em dia para realizar a inscrição!!!

Contracep


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o anticoncepcional injetável Contracep, produzido pelo laboratório farmacêutico EMS Sigma Pharma, seja interditado em todo o País, para comercialização e consumo, por 30 dias a partir de hoje.
A resolução determinando a interdição cautelar de todos os lotes do medicamento será publicada no Diário Oficial da União de hoje. A suspensão da comercialização e do uso de lotes do Contracep, com prazo de validade até maio de 2009, já tinha sido determinada pela Vigilância Sanitária de São Paulo na quinta-feira. A Vigilância também determinou o recolhimento dos lotes pelo laboratório fabricante.
As medidas de precaução e proteção à saúde foram tomadas pela Anvisa e pela Vigilância de São Paulo com base em análises de amostras do medicamento feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, que indicaram teor do princípio ativo, aspecto e volume "insatisfatórios".
De acordo com os laudos laboratoriais, as amostras analisadas apresentavam-se sob forma "geleificada", dificultando a aspiração de todo o conteúdo do anticoncepcional contido na ampola. Por conta disso, as consumidoras poderiam receber um volume menor do princípio ativo do medicamento, o que acarretaria riscos de gravidez.
Até o momento, a Anvisa não recebeu notificação sobre mulheres que engravidaram fazendo uso do Contracep injetável. A Vigilância Sanitária de São Paulo realizará hoje inspeção no laboratório EMS, localizado em Hortolândia, no interior do Estado.

08 novembro 2007

Dietas Milagrosas


Milagrosas, porque prometem uma perda de peso rápida e fácil por um período de tempo relativamente curto sem esforço. No entanto podem ser o caminho mais curto para uma rápida retomada do peso anterior e o início do efeito sanfona de emagrecer-engordar-emagrecer-engordar. Interessante que em cada época, uma destas dietas se torna a dieta da moda, surgindo como a solução final para o problema do obeso
A esperança de eliminar peso rapidamente leva essas pessoas a seguirem receitas dessas dietas tão exóticas quanto perigosas ou, até mesmo, fazem restrições alimentares por conta própria. Além disso, a cada dia surge uma infinidade de dietas mágicas, com a promessa de que em curto prazo trazem o corpo perfeito.
O efeito sanfona (emagrece-engorda) rouba elasticidade da pele, tornando-a flácida e propensa a estrias. Contudo, essas dietas não trazem nenhuma solução para o problema do excesso de peso.
Essas dietas, geralmente, fazem alguma restrição em nutrientes, como carboidratos, proteínas, que são essenciais à saúde e ao bem-estar do corpo humano.